A segunda geração do Mini Countryman vai ser apresentada ao público em meados de Novembro, no Salão Automóvel de Los Angeles, mas a marca britânica do Grupo BMW já mostrou as primeiras imagens desta nova família de modelos. Sabe-se que vai partilhar a mesma plataforma UKL2 do Mini Clubman, a carrinha de seis portas, o que equivale a dizer que a carroçaria é mais volumosa e o interior mais espaçoso. Cresceu 20 centímetros em comprimento, 3,0 centímetros em largura. A distância entre-eixos foi dilatada em 7,0 centímetros. Com estas dimensões o Countryman fica próximo da volumetria da maioria dos SUV do seu segmento.
DESIGN. A imagem da carroçaria nova geração do Countryman não se altera de forma significativa. As diferenças surgem ao nível dos pormenores e detalhes, que têm a ver com os restantes modelos da família Mini, o mesmo acontecendo com o interior marcado pelo grande ecrã táctil colocado na grande roda central, que surge no centro da consola.
OPÇÃO HÍBRIDA. A utilização da plataforma UKL2, partilhada pela Mini e pela BMW permitiu a criação de um sistema híbrido plug-in, o
MINI Cooper Countryman: 1 499 cc, 3 cilindros gasolina -136 cv e 220 Nm.
MINI Cooper S Countryman: 1 998 cc, 4 cilindros gasolina - 192 cv e 280 Nm.
MINI Cooper D Countryman: 1 995 cc, 4 cilindros diesel - 150 cv e 330 Nm.
MINI Cooper SD Countryman: 1 995 cc, 4 cilindros diesel - 190 PS cv e 400 Nm.
Os modelos a gasolina e o Cooper D são equipados com uma caixa manual de seis velocidades. Está disponível uma caixa automática de seis velocidades para o Cooper e uma automática de oito velocidades de série no Cooper SD e opcional no S e D. O sistema ALL4 é proposto em opção em todas as versões á excepção do híbrido, de tracção total permanente.